iMonitor IT (Brazil IT market survey)
Estudo Trimestral do Mercado Brasileiro de TI
Julho de 2024
Responder a pesquisa atual
O mercado Brasileiro de tecnologia volta a crescer
O crescimento do segundo trimestre de 2024 foi animador...22% de crescimento sobre o mesmo período do ano anterior, mas...o mais importante é o sinal que teremos bons resultados em 2024 e 2025.
Passamos por vários "sustos" nos últimos anos. No começo de 2023 tivemos uma onda de demissões nas empresas de tecnologia americanas e europeias, gerando pedido de cortes de headcount (pessoas) no Brasil independentemente do resultado local. No segundo trimestre de 2023 a conjuntura internacional e nacional colocou as empresas consumidoras em estado de alerta, com "freeze" (congelamento) de investimentos.
Os resultados do quarto trimestre de 2023 e do primeiro trimestre de 2024 foram abaixo do esperado, acendendo uma luz amarela e nos levando a pensar se seria apenas um soluço ou se estávamos diante de uma nova realidade de mercado. Felizmente foi só um soluço e o mercado voltou a crescer. Os empresários de tecnologia colocaram VENDAS como sua prioridade, em especial, para aumentar e expandir a base de clientes. Mudaram o planejamento, a gestão e a abordagem de vendas, exigindo mais disciplina e eficiência do time de vendas. Os empresários querem aumentar as vendas sem aumentar o time de vendas, portanto, terão que trabalhar com processos, metodologias e automação.
Por coincidência numérica começamos 2023 com uma expectativa de crescimento de 23% e terminamos com um resultado de 21%. Começamos 2024 com uma expectativa de, também, 23% e, agora, tudo aponta para 21% de crescimento - o que é EXUBERANTE perto de toda a insegurança nacional e internacional. As oportunidades de venda de tecnologia, no Brasil, são muito maiores do que as ameaças ou inseguranças políticas, fiscais e tributárias do governo Brasileiro, da guerra na Ucrânia e Oriente Médio, e das incertezas na China.
A calamidade das enchentes no Rio Grande do Sul criou um senso de urgência e desengavetou projetos de NUVEM, cybersegurança e modernização tecnológica.
Inteligência Artificial (IA) deixou de ser um bicho-papão. Os projetos mirabolantes do tipo "NASA" passaram a ser protótipos, pilotos e projetos mais "pé-no-chão", mas com excelentes resultados. IA se aliou a cybersegurança, RPA e low-code para aumentar a produtividade dos colaboradores e das empresas.
Muitas revendas, integradores e empresas de terceirização começaram a aumentar seus EBITDAs revendo suas carteiras de ofertas, compondo com serviços que podem ser empacotados para facilitar a venda (reduzir o ciclo de vendas) e criar replicabilidade na implementação, ou seja, aumentar a margem de lucro.
Em 2024, teremos 10% das empresas de tecnologia com crescimento acima de 50%. Não existe mágica, nem sorte. Existe uma boa análise de mercado, um planejamento bem elaborado com a escolha correta de ofertas e mercados, e grande disciplina na execução. As empresas com alta taxa de crescimento têm FOCO, têm especialização e trabalham de maneira proativa no mercado. Estas empresas buscam o cliente que querem atender, buscam os projetos que querem atender.
As empresas com baixa taxa de crescimento trabalham muito mais no modo "reativo", ou seja, atendem qualquer cliente e fazem o que o cliente quiser. Esta pode ser uma estratégia de início de vida empresarial, mas não se sustenta por mais de alguns poucos anos.
Enfim, o mercado brasileiro de tecnologia terá grandes oportunidades e talvez você seja o seu pior inimigo.
Sobre as pesquisas
A ADVANCE faz, trimestralmente, uma pesquisa no mercado de TI para analisar a percepção dos empresários com o momento de mercado. Fazemos esta pesquisa desde 2008 e os dados históricos nos permitem estabelecer algoritmos de tendências, ajudando a estabelecer previsões.
Temas que são abordados nesta pesquisa trimestral:
-
Resultados financeiros das empresas de TI em nos últimos 2 anos
-
Investimentos feitos em quadro de colaboradores, marketing e vendas até o momento
-
Expectativas para o crescimento da economia e mercado de TI para os próximos 3 anos
-
Principais estratégias adotadas pelas empresas de TI
-
Investimentos previstos em quadro de colaboradores, marketing e vendas
-
Características das empresas de TI com alta taxa de crescimento